Pular para o conteúdo principal

Bibliotecas Escolares e sua importância.

No texto dessa semana, trataremos sobre as bibliotecas escolares infantis e sua importância.
      A educação, é um elemento essencial no processo de humanização do homem. A biblioteca é um dos principais auxiliadores nesse processo, principalmente na fase do desenvolvimento humano conhecida como infância. A criança ao entrar em contato com uma biblioteca nos primórdios do seu desenvolvimento acaba criando um gosto pela leitura, o que futuramente vai a ajudar a desenvolver suas capacidades de raciocínio e comunicação.
    Segundo Melo(2005) o contato com o livro possibilita desenvolvimento da linguagem, dos aspectos culturais e cognitivos da criança, pois mostra novos padrões de raciocínio estimulando a criatividade. Sendo assim, um dos principais objetivos da biblioteca é fazer com que a criança se desenvolva. Para isso, as bibliotecas escolares possuem livros e jogos que apresentem o mundo para a criança de forma didática.
    No entanto, as bibliotecas existentes nas escolas sempre foram retratadas como um local de castigo, onde o aluno indisciplinado era mandado para não atrapalhar o “bom andamento da aula” e com isso um espaço que deveria ser utilizado para ampliar o conhecimento, se torna meramente uma detenção. Em algumas escolas nem existem bibliotecas, apenas salas de leitura que possuem a mesma função, com a diferença de não precisar de um bibliotecário.

        Nos últimos anos, a biblioteconomia tem procurado cada vez mais reverter essa situação. Foi criada a Lei 12.244 que prevê que até 2020 todas as instituições de ensino tenham biblioteca com bibliotecário. Além disso, existe na Universidade Federal de Minas Gerais um grupo de estudos que desenvolve pesquisas sobre biblioteca escolar. Na Universidade Federal de Goiás, existe a Libris, uma biblioteca escolar modelo que até o momento tem sido bem recebida pelos alunos que passaram por lá. Falaremos mais sobre a Libris na próxima postagem, fiquem atentos.
Referência
Grupo de estudos em Biblioteca Escolar :

http://gebe.eci.ufmg.br/
MELO, Maurizeide Pessoa de; NEVES, Dulce Amélia de Brito Neves. A importância da Biblioteca Infantil. Biblionline UFPB, Pernambuco, v.1 n. 2, 2005.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Origem do curso de biblioteconomia da UFG

No texto de hoje, falaremos um pouco sobre a origem do curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. Em meados década de 70 surgiu a necessidade de terem mais bibliotecários na região Centro-Oeste, devido a falta de profissionais habilitados para gerir as bibliotecas na época. A partir disso Marietta Telles Machado desenvolveu no ano de 1977, junto com a Biblioteca Central, um plano para a implantação do curso de biblioteconomia na Universidade Federal de Goiás. Inicialmente o curso possuía uma ênfase no aspecto técnico, e com o passar dos anos foi ganhando mais disciplinas de cunho cultural/humanístico. Inicialmente o curso havia planejado um corpo docente de apenas sete professores. A primeira matriz curricular foi feita em 1979 e contava com disciplinas como: história do livro e das bibliotecas; Catalogação; Classificação; Planejamento e estudo de usuários… Essa matriz curricular era similar em alguns pontos pela que era proposta pelo Conselho Federal de Edu

Sou calouro e agora ?

Olá seguidores do blog, tudo bom? As aulas já estão quase voltando e todo mundo sabe o que isso quer dizer não é mesmo né? Isso mesmo calouros. No texto de hoje falarei sobre a minha experiência como um e a dicas que tenho para os futuros calouros. Eu posso dizer que fui sortudo pois  tive veteranos que me acolheram bem e me ensinaram coisas que eu precisaria no cotidiano, como por exemplo, colocar um certificado no sistema(Sim, isso hoje parece a coisa mais fácil do universo mas, quando se é calouro isso é um bicho de sete cabeças) ou a andar no campus que na época parecia um lugar enorme.  Gostaria também de dizer aos calouros que a comida do R.U não é tão ruim quanto dizem, bom com uma água colorida que eles dão, dá até pra descer legal. A biblioteca é um ótimo lugar pra ficar, lá você pode usar a internet, dormir nos puffies, estudar, pegar aquele material maneiro pra estudar, dormir nos puffies e etc... Evite andar com comida visível, pois por mais que o macaquinhos sejam fofo

Bienal do livro Rio de Janeiro / 2017

               Do dia 31 de agosto ao dia 10 de setembro, acontece no Rio de Janeiro a XVIII Bienal Internacional do Livro Rio. Fonte: http://www.bienaldolivro.com.br/menu/informacoes-gerais                Considerada o maior evento literário do país, a bienal do livro promove o encontro entre amantes de livros, e entre escritores e leitores. No evento também acontecem debates, bate-papos com escritores e influenciadores e várias outras atividades culturais. A programação cultural será atualizada no site, quando a data do evento estiver mais próxima.             O profissional bibliotecário tem vantagens no evento, pois tem acesso a uma programação com debates, mesas-redondas, encontro com autores e palestras sobre o mundo literário. Outro ponto positivo é o feedback com outros bibliotecários e profissionais do livro, e, consequentemente, a atualização sobre assuntos da área.             A bienal será realizada no Riocentro, na Barra da Tijuca, e espera receber leitores d