Pular para o conteúdo principal

Origem do curso de biblioteconomia da UFG

No texto de hoje, falaremos um pouco sobre a origem do curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás.

Em meados década de 70 surgiu a necessidade de terem mais bibliotecários na região Centro-Oeste, devido a falta de profissionais habilitados para gerir as bibliotecas na época. A partir disso Marietta Telles Machado desenvolveu no ano de 1977, junto com a Biblioteca Central, um plano para a implantação do curso de biblioteconomia na Universidade Federal de Goiás.
Inicialmente o curso possuía uma ênfase no aspecto técnico, e com o passar dos anos foi ganhando mais disciplinas de cunho cultural/humanístico. Inicialmente o curso havia planejado um corpo docente de apenas sete professores. A primeira matriz curricular foi feita em 1979 e contava com disciplinas como: história do livro e das bibliotecas; Catalogação; Classificação; Planejamento e estudo de usuários… Essa matriz curricular era similar em alguns pontos pela que era proposta pelo Conselho Federal de Educação(CFE/MEC) que era o órgão responsável por essa área.
Na década 80 surge oficialmente o curso de biblioteconomia, ofertando 20 vagas anualmente, tendo três anos de duração, sendo ministrado no Instituto de Ciências humanas e Letras(ICHL), tendo disciplinas ofertadas anualmente e ao final do curso um estágio supervisionado.
Em 1984 o curso de biblioteconomia alcançou sua matriz curricular plena, assim como grande parte dos cursos de biblioteconomia ao redor do País, fazendo com que o profissional bibliotecário ganhasse uma nova postura. Nesse período entraram disciplinas como teoria da comunicação, métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica, história da cultura etc… Além disso, o curso aumentou seu período de duração, passou de três para quatro anos.
No ano de 1985, o curso de biblioteconomia foi reconhecido pelo CFE, tendo um corpo docente composto por vinte e cinco professores. Nesse período as matérias ainda eram ofertadas anualmente.
No ano de 2016, o curso sofreu mais uma mudança em sua grade, onde foi extinta a divisão entre ênfase empresarial e ênfase educacional. O curso atualmente abre cerca de 50 vagas anualmente e está instalada na Faculdade de Informação e Comunicação, junto dos cursos de jornalismo, publicidade e propaganda, relações-públicas e gestão da informação.

REFERENCIA:
XAVIER, Cláudia Araújo Teixeira. Marietta Telles Machado e o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás-UFG : Origens da criação(1977/1980). Goiânia. UFG,2015. 201 p.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Pio Vargas/José Álvares de Azevedo/ Jorge Braga

Olá  seguidores do blog, como vão vocês? Hoje Falaremos sobre a Biblioteca Pública Pio Vargas. Localizada no centro cultural Marieta Telles na Praça Cívica , a biblioteca foi fundada em 1967 e possui um acervo com diversas obras. A biblioteca está dividida em três partes: A biblioteca Pio Vargas,a Biblioteca Braile Jose Álvares de Azevedo e a Gibiteca Jorge Braga. Entrada da Biblioteca Pio Vargas

Skoob: Uma rede social para leitores.

Se você é um apaixonado por livros e outros tipos de leituras, como HQs e revistas, porém não consegue se organizar e controlar o que anda lendo, o Skoob, um site colaborativo para leitores do Brasil, pode te ajudar. O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, ele funciona como uma estante virtual, onde você pode organizar todas as suas leituras de uma forma bem simples.  Ao acessar o site, você cria uma conta e já pode começar a organizar sua estante, onde seleciona os livros lidos, o que está lendo, os livros que pretende ler, e também os livros que você possui e os seus desejados. O site conta com a opção de troca de livros, onde você disponibiliza os títulos que já não te interessam mais e quer trocar por novos, dessa forma outra pessoa pode visitar sua estante e se ela se interessar por algo podem realizar a troca.  Outra opção que ajuda bastante, é a meta de leitura, onde escolhemos os livros que pretendemos ler no ano, para no final termos u...

INFORME: Grade curricular 2018 Biblioteconomia UFG

Olá pessoal, Confiram a grade curricular de 2018.1 do curso de Biblioteconomia UFG.