Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Escolar Modelo- LIBRIS

No texto de hoje, falaremos sobre a biblioteca escolar modelo situada no Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca( LIBRIS).

O programa PROLER criado em 1992 pela Biblioteca Nacional, e organizado em comitês sendo um total de 80 comitês espalhados por todo o Brasil. O comitê sediado em Goiânia tem parceria com a Universidade Federal de Goiás desde 2002 e funciona na LIBRIS pertencente ao curso de biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), além de agregar duas bibliotecas modelos, uma FIC e outra na Faculdade de Educação(FE) e uma biblioteca no Grande Hotel, um dos primeiros hotéis da capital que atualmente é um centro cultural,o comitê também possui um projeto de extensão que analisa a produção editorial para crianças e jovens do prêmio FNLIJ(Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
Tendo em vista a ausência a bibliotecas escolares na maioria das escolas da rede pública e particular do Brasil, a biblioteca modelo serve como espaço para a formação de alunos e como biblioteca para os alunos da creche UFG. Seu acervo é constituído por diversas obras de cunho infantil e jovem, além disso ela é aberta para os alunos da UFG e para a comunidade em geral. A ideia é mostrar como deveria ser uma biblioteca escolar, simulando desde o espaço físico, a catalogação usada, até as formas pedagógicas de trabalhar o assunto, demonstrando como seria se a biblioteca escolar integrasse totalmente ao espaço pedagógico da criança. 
O projeto atualmente funciona em período integral,de segunda à sexta, sendo a parte da manhã dedicada ao atendimento de crianças da creche UFG e de outros colégios da região. Na parte da tarde ela está aberta para toda a comunidade UFG. Recentemente foi aberto o cadastro para empréstimos, basta levar seu número de matrícula e fornecer telefone e e-mail e em poucos minutos você pode pegar emprestado qualquer livro. O acervo possui livros variados com histórias infantis,pequenos contos e quadrinhos. É possível também fazer doações a biblioteca, basta procurar uma das pessoas responsáveis pela biblioteca e deixar suas doações, os materiais serão catalogados e depois disponibilizados para os usuários. 
Aqui em embaixo estão algumas fotos do projeto, para mais informações acessem nossas outras redes sociais: Instagram: @biblioemfoco; Twitter: @biblioemfoco; Facebook: Biblioteconomia UFG ; Youtube: Biblio UFG.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Origem do curso de biblioteconomia da UFG

No texto de hoje, falaremos um pouco sobre a origem do curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. Em meados década de 70 surgiu a necessidade de terem mais bibliotecários na região Centro-Oeste, devido a falta de profissionais habilitados para gerir as bibliotecas na época. A partir disso Marietta Telles Machado desenvolveu no ano de 1977, junto com a Biblioteca Central, um plano para a implantação do curso de biblioteconomia na Universidade Federal de Goiás. Inicialmente o curso possuía uma ênfase no aspecto técnico, e com o passar dos anos foi ganhando mais disciplinas de cunho cultural/humanístico. Inicialmente o curso havia planejado um corpo docente de apenas sete professores. A primeira matriz curricular foi feita em 1979 e contava com disciplinas como: história do livro e das bibliotecas; Catalogação; Classificação; Planejamento e estudo de usuários… Essa matriz curricular era similar em alguns pontos pela que era proposta pelo Conselho Federal de Edu

Sou calouro e agora ?

Olá seguidores do blog, tudo bom? As aulas já estão quase voltando e todo mundo sabe o que isso quer dizer não é mesmo né? Isso mesmo calouros. No texto de hoje falarei sobre a minha experiência como um e a dicas que tenho para os futuros calouros. Eu posso dizer que fui sortudo pois  tive veteranos que me acolheram bem e me ensinaram coisas que eu precisaria no cotidiano, como por exemplo, colocar um certificado no sistema(Sim, isso hoje parece a coisa mais fácil do universo mas, quando se é calouro isso é um bicho de sete cabeças) ou a andar no campus que na época parecia um lugar enorme.  Gostaria também de dizer aos calouros que a comida do R.U não é tão ruim quanto dizem, bom com uma água colorida que eles dão, dá até pra descer legal. A biblioteca é um ótimo lugar pra ficar, lá você pode usar a internet, dormir nos puffies, estudar, pegar aquele material maneiro pra estudar, dormir nos puffies e etc... Evite andar com comida visível, pois por mais que o macaquinhos sejam fofo

Bienal do livro Rio de Janeiro / 2017

               Do dia 31 de agosto ao dia 10 de setembro, acontece no Rio de Janeiro a XVIII Bienal Internacional do Livro Rio. Fonte: http://www.bienaldolivro.com.br/menu/informacoes-gerais                Considerada o maior evento literário do país, a bienal do livro promove o encontro entre amantes de livros, e entre escritores e leitores. No evento também acontecem debates, bate-papos com escritores e influenciadores e várias outras atividades culturais. A programação cultural será atualizada no site, quando a data do evento estiver mais próxima.             O profissional bibliotecário tem vantagens no evento, pois tem acesso a uma programação com debates, mesas-redondas, encontro com autores e palestras sobre o mundo literário. Outro ponto positivo é o feedback com outros bibliotecários e profissionais do livro, e, consequentemente, a atualização sobre assuntos da área.             A bienal será realizada no Riocentro, na Barra da Tijuca, e espera receber leitores d