Pular para o conteúdo principal

Dificuldades enfrentadas pelos profissionais bibliotecários, principalmente da área da saúde.

  A atividade do bibliotecário vem sendo desenvolvida há séculos, pode ser considerada uma das atividades mais antigas. Sua importância é imensurável. Sem contar a quantidade de funções que um bibliotecário pode exercer e que seu campo de atuação é muito amplo, mesmo havendo um estereótipo do profissional. 
   Ainda são poucos bibliotecários na área da saúde, o que é uma lástima, pois os benefícios existentes na parceria do corpo médico com um profissional bibliotecário seriam de grande aproveitamento e benefícios incontáveis para o avanço da medicina e consequentemente o bem estar dos pacientes.
   Infelizmente os cursos de graduação em Biblioteconomia deixam a desejar, compreendemos que é uma tarefa difícil abranger tantos assuntos em único curso, mas como o bibliotecário trabalha com informação e essa informação pode ser de diversos tipos e pode vir de diversas maneiras, se exige que saibam manusear e tratar todo e qualquer tipo de informação. Porém não é isso que acontece, principalmente pelo fato de alguns PPC’s e alguns docentes não acompanharem a evolução do mundo.
  É necessário reconhecer um pouco da deficiência do curso, o que exige que o profissional bibliotecário faça algumas especializações para que possa desempenhar o seu papel de uma melhor forma possível. Isso se aplica ao profissional da informação que queira atuar na área da saúde. Mas infelizmente, até mesmo os cursos de pós-graduação na área da saúde voltada para o campo da biblioteconomia deixam a desejar.
   O profissional bibliotecário ainda possui um longo caminho pela frente, precisa acabar com os mitos existentes à respeito do curso de biblioteconomia e do profissional bibliotecário. Precisa cada vez mais ocupar seus lugares de direito que muitas vezes estão sendo ocupados por profissionais de outras áreas e que nem mesmo sabem o que estão fazendo. Principalmente quando se trata de biblioteca médica, onde o trabalho de um bibliotecário deve ser valorizado, para isso os cursos de Biblioteconomia precisam rever suas grades e criar mais pós-graduações em tal área.
 Bruna Ramos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Pio Vargas/José Álvares de Azevedo/ Jorge Braga

Olá  seguidores do blog, como vão vocês? Hoje Falaremos sobre a Biblioteca Pública Pio Vargas. Localizada no centro cultural Marieta Telles na Praça Cívica , a biblioteca foi fundada em 1967 e possui um acervo com diversas obras. A biblioteca está dividida em três partes: A biblioteca Pio Vargas,a Biblioteca Braile Jose Álvares de Azevedo e a Gibiteca Jorge Braga. Entrada da Biblioteca Pio Vargas

Skoob: Uma rede social para leitores.

Se você é um apaixonado por livros e outros tipos de leituras, como HQs e revistas, porém não consegue se organizar e controlar o que anda lendo, o Skoob, um site colaborativo para leitores do Brasil, pode te ajudar. O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, ele funciona como uma estante virtual, onde você pode organizar todas as suas leituras de uma forma bem simples.  Ao acessar o site, você cria uma conta e já pode começar a organizar sua estante, onde seleciona os livros lidos, o que está lendo, os livros que pretende ler, e também os livros que você possui e os seus desejados. O site conta com a opção de troca de livros, onde você disponibiliza os títulos que já não te interessam mais e quer trocar por novos, dessa forma outra pessoa pode visitar sua estante e se ela se interessar por algo podem realizar a troca.  Outra opção que ajuda bastante, é a meta de leitura, onde escolhemos os livros que pretendemos ler no ano, para no final termos u...

INFORME: Grade curricular 2018 Biblioteconomia UFG

Olá pessoal, Confiram a grade curricular de 2018.1 do curso de Biblioteconomia UFG.